Dormir emagrece – Mito ou verdade?

Compartilhe! Espalhe conteúdo!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Saiba se você pode emagrecer dormindo

Todos já sabemos que dormir é fundamental para a saúde, mas será que dormir emagrece ou engorda? E resposta é simples: emagrece! Algumas pessoas gastam mais e outras menos, mas todas queimam calorias enquanto dormem.

dormir emagrece

Sabemos que há muitas fatores que evidenciam que dormir emagrece, e as razões para isso, é o que você vai descobrir agora em nosso artigo.

 

São várias as questões que ligam o sono a perda de peso. Você pode ser afetado por uma ou muitas dessas questões, já que é sabido que o sono afeta a queima de gordura.

Menos fome

O nosso apetite é controlado por diversos tipos de proteínas, sendo que algumas aumentam, e outras que diminuem a fome. Quando não dormimos o suficiente, as proteínas que diminuem o apetite são inibidas e aquelas que nos são fome são ativadas.

Em pesquisa concluí-se que as pessoas que não dormem o bastante além de sentirem durante o dia, elas também não se satisfazem fácil ao se alimentar, esse é um indício de pode ajudar a emagrecer dormindo.

Aumento de Massa Muscular

Quando você aumenta a massa muscular ela ajuda na perda de gordura, isso acontece porque a célula muscular queima mais calorias que uma célula de gordura, sendo assim, quanto mais músculos tivermos, mais calorias serão queimamos em um dia.

Como a falta de sono interfere no corpo com relação a produção da massa muscular, a pessoa terá menos músculos que serão calorias convertidas em gordura.

Apneia do Sono

A apneia do sono é muito comum para quem está acima do peso ou obesa. Ela acontece quando a respiração para, algumas vezes e por até um minuto, durante a noite de sono.

Com esse problema você não dormindo, muitas vezes você nem sente que não está dormindo bem, pois não há um despertar completo. Esse problema pode levar ao cansaço, e esse leva a procura de lanches açucarados ou bebidas cafeinadas.

Estresse

Quem sofre com o estresse provavelmente têm problemas com o sono. O hormônio que combate o estresse crônico é o cortisol, e ele trabalha contra seus esforços para perder peso. O hormônio é liberado e engana seu corpo para que ele pense que você está com fome, mas não está.

Depressão ou Ansiedade

A depressão e a ansiedades já estão sendo consideradas por alguns com o “Mal do Século” (vide livro do Augusto Cury). Elas desregulam o seu sono, criando condições para fazer com que você coma mais, e o pior, coma alimentos errados e até mesmo, usando a comida para como fuga se sentir melhor.

Essa fuga para a comida pode causar ainda mais ganho de peso, ela é um ciclo vicioso, pois com isso você terá mais depressão ou ansiedade e aí elas levam a mais fome assim por diante.

Atividades Físicas

A falta de atividades físicas também pode ser um fator para uma noite mal dormida. As pessoas que se exercitam regularmente, tem uma qualidade de sono melhor e também uma diminuição do peso.

Exercícios regulares ajudam nos pontos que vimos anteriormente como ansiedade e depressão, além de aliviar o estresse. Se resolver começar a praticar exercícios físicos só tente terminá-los pelo menos duas horas antes de dormir, pois quando você volta do treino sua adrenalina está alta e isso dificulta o sono.

Quantas calorias se perde dormindo?

É fato que dormir não engorda e como já vimos, quanto mais você dorme, mais emagrece. Mesmo estando em repouso calorias são queimadas, pois os órgãos precisam se manter funcionando.

Só é difícil precisar quantas calorias são queimadas, pois a quantidade de massa muscular, a duração do sono e os exercícios físico que você pratica são fatores importante para determinar quantas calorias serão queimadas durante uma noite de sono.

Duração do Sono

Quanto mais você dorme, mais calorias podem ser queimadas durante o sono. Uma dica para aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o sono é: diminuir a temperatura do quarto.

Nosso corpo precisa manter certa temperatura o tempo todo. Se seu quarto estiver mais frio, o corpo terá de trabalhar mais para manter a temperatura, fazendo com que mais calorias sejam gastas.

Quanto mais você dorme no quarto frio, mais calorias são queimadas para manter o seu corpo aquecido. Não dormir o bastante também pode causar o efeito oposto e impedir a perda de peso e queima de calorias, então garanta uma boa noite de sono.

É totalmente equivoca a percepção que você não está queimando calorias quando dorme, pois o corpo tem de se manter vivo, produzindo hormônios e fazendo com que o órgãos funcionem, e para isso o seu organismo precisa queimar calorias.

[cta id=”353″ vid=”0″]


Compartilhe! Espalhe conteúdo!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

15 Comentários

  1. Josi

    Olha pode parecer coisa de louco, mas tenho uma balança no meu banheiro e pra tirar a conclusão me pesei antes de deitar, estava com 61,10 e assim que levantei já fui logo tirar a prova dos 09, e estava com 60,00 kg.
    E começei a sempre fazer isso e tenho certeza absoluta que numa noite de sono emagrece sim

    • Olá Josi, experiência bacana essa que você fez, realmente, uma boa noite de sono ajuda a emagrecer. Nosso organismo continua queimando calorias mesmo enquanto dormimos. Obrigado por relatar sua experiência conosco

  2. ahellem cristina

    Eu estou seguindo uma dieta q minha nutricionista me passou…
    Estou comendo de 3 em 3 horas, e agora estou de férias e acabo dormindo as vezes na parte da tarde…
    Isso pode prejudicar minha dieta e a perda de peso?

    • Olá Ahellem, tudo bem? Não, dormir na parte da tarde não prejudica sua perda de peso, na verdade pode ajudar, já que fornece descanso a seu corpo.

  3. Rose marie Cruz

    Realmente toda manhã levanto e deparo com uma barriga sequinha , adoroo !! Rss

  4. Teixeira Dias

    Concordo plenamente.

  5. Cris Zanon

    Gostei muito da matéria,tirou minhas dúvidas

  6. Ellen

    Sempre que acordamos estamos mais “magros”, menos inchados. No decorrer do dia começamos a sentir os efeitos a comilança. Eu ando dormindo por mais tempo, e como apenas duas vezes ao dia. Estou nessa faz um mês quase e já perdi quase 6 kg, parece mágica. Quando acordo não tomo café imediatamente. Espero meia hora ou 1 hora. Me espreguiço bem, faço algumas coisas e só depois tomo café, e bem leve, sem açúcar e pouco carboidrato. Como não almoço, opto por um pratinho de mingau de aveia, ou uma janta leve, ou um lanche leve. depois volto a dormir. Mas depois somente de uma hora ou mais.
    Mas aconselho a fazer isso tendo a saúde em dia. Vez e outra eu como outras coisas mais saudáveis para suprir as deficiências de vitaminas e proteínas…

  7. daiane

    pla adorei saber disso porque sou uma dorminhoca

  8. Evanildo

    Sou uma pessoa magra, peso 68 Kg Tenho 1.70 de altura.Comprei uma balança e passei a me pesar antes de dormir e ao levantar percebi que emagreço 700 gramas todas as noites fiquei preocupado…isso é normal??

    • Super Normal Evanildo. Nosso peso varia durante o dia. E enquanto dormimos continuamos queimando calorias também. Seu peso pode variar até cerca de 1,5kg durante o dia

  9. cintia

    Dormindo eu emagreço muito.
    Mais doque com dieta.
    E incrivel!!
    Mas eu sou desumana para dormir rsrs, desde criança durmo bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *