Tenho que comer de 3 em 3 horas? Qual a verdade?

Compartilhe! Espalhe conteúdo!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 Porque Comer de 3 em 3 horas?

Vou te explicar melhor o motivo de comer de 3 em 3 horas ser espalhado por ai como sendo imprescindível para quem quer emagrecer (e esquecem de explicar o por quê?). Eu concordo, mas antes de entrar na teoria de fato quero te explicar porque não estamos acostumados a fazer isso e as vezes acaba sendo mais complicado do que deveria.

Estamos culturalmente acostumados a tomar café da manhã, ter um almoço farto e um jantar bem “gostoso” também, isso vem de gerações e acabamos tornando isso um hábito rotineiro normal, e quando alguém chega e te fala “Você tem que comer mais vezes ao dia!” a gente acha isso impossível e já começa a procurar um despertador para tentar se lembrar, estou errado?!

 

Como eu sei que não devo acumular uma grande fome por arriscar cair em inúmeras tentações de forma muito mais fácil (apesar que hoje é bem mais difícil acontecer já que meu corpo está acostumado a pedir muitas coisas saudáveis devido ao seu nível de consciência), eu presto atenção à mínima fome que eu sinto, isso mesmo, seu corpo vai te fazer sentir – mesmo que mínima – uma fominha e nesse momento, o que a maioria faz: IGNORA! Erraaaaadooo!!! Dá zero pra ele! rs

Além de ignorar, pensa assim “ah, daqui 1h ou 2 eu almoço então vou esperar e detonar no almoço!”… Vem me falar que você nunca pensou assim hein?!

Pois é, você tem que ouvir esses sinais e quando ocorrer a menor fome (não pode confundir fome com gula!) se você comer uma fruta que gosta, uma barrinha de cereal, um suco, uma água (zero cal que “enche” estômago), enfim… você se alimenta um pouco, e sempre que for comer, você lembra que não precisa sair comendo tudo que vê na reta porque quando estiver com fome de novo, você poderá comer novamente! Dai você sempre vai comer moderadamente e isso vai te ajudar não só a perder peso mas também a se sentir melhor em vários sentidos. Nunca ficará com aquela sensação de estar cheião!

Espero que só esse bate papo rápido tenha te conscientizado melhor, mas vamos ás teorias…

Comer de 3 em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas

Primeiramente, vamos entender de onde vem essa média de tempo de comer de 3 em 3 horas:

Considere um dia onde dormimos 8 horas, sobram-nos 16 horas certo? As quais estamos acordados durante o dia. Alguns estudos  dizem-nos que: são necessárias em média 3 horas para o nosso organismo digerir cada refeição, e que os aminoácidos duram cerca de 3 horas na corrente sanguínea. Fazendo as contas: 6 refeições ao longo de 16 horas acordados dá quase 3 horas, e 5 refeições ao longo de 16 horas dá praticamente 3 horas.  Esse também é o tempo estimado para se digerir, absorver e utilizar a energia obtida na refeição anterior. Explicada então a média de se comer de 3 em 3 horas.

Mas porque essa quantidade maior de refeições nos ajudaria a emagrecer? Eu não estaria me alimentando mais vezes?

A resposta é sim! Mas a questão não é a quantidade de refeições, e sim a quantidade de alimento e a qualidade de escolha destes! Entenda melhor outras alterações relacionadas a alimentação de 3 em 3 horas:

Manutenção do metabolismo ativo: Bem, metabolismo são as mudanças e transformações necessárias para manter nosso organismo em pleno funcionamento. A grosso modo é a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamospoucas calorias, se for alto queimamos muitas calorias. Nosso corpo precisa de energia para manter-se vivo, se não a fornecemos constantemente o organismo diminui o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais e com isso gastamos menos energia do que poderíamos estar gastando.

Quando ficamos muito tempo sem comer, a nossa reação normalmente é querer comer o que está pela frente e disponível, sem importar se é saudável ou não! O que muitas vezes acontece é que você acaba comendo doces ou comidas com muita gordura (que é o que geralmente grande parte dos cafés e bares tem para te vender a qualquer hora) devido a quadros de hipoglicemia,  que é a diminuição dos níveis de glicose.  Então nosso organismo começa a pedir desesperadamente uma fonte rápida de glicose para que os níveis sejam aumentados e essa fonte é o doce!

Porque Comer de 3 em 3 horas

Porque Comer de 3 em 3 horas

Comendo regularmente evitamos ataques de fome. E essa prática mantém os seus níveis de energia altos. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer (exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia – pequeno café da manhã, almoço e jantar), elas se sentem muitas vezes cansadas ou com corpo mole (entre outros…). Isso acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo.  E como já explicado para se preservar o organismo desacelera seu funcionamento e diminui seu ritmo.

Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo. Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses menores no nosso organismo, comparando por exemplo com o hábito de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma (3 refeições ao dia) cada vez que comemos, comemos em exagero (devido a grande fome que sentimos), e consumimos mais energia do que necessária de fato, resultado: o organismo vai armazená-la. Adivinha de que forma? Em Gordura!

Além disso, comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia.

Mas lembrem-se: controle-se nas refeições intermediárias – ou seja, não se atrapalhe todo. Pouco vai adiantar dividir a alimentação se você confundir lanches com guloseimas – péssima qualidade dos alimentos, o que acontece na maioria dos casos. Salgadinhos, bolachas, bolos, chocolates definitivamente não são boas opções. Não se engane: essas beliscadinhas não são inocentes. Opções leves e saudáveis – como frutas, barra de cereal (sem exagero), gelatina sem açúcar, iogurte desnatado ou sanduíche de pão integral com queijo branco  ou peito de peru – sustentam e ajudam a manter seu nível de glicose estável, acalmando a gula, portanto, pegue leve e coma devagar.

E lembrem-se além do cardápio saudável, é sempre recomendado se dedicar à prática de uma atividade física regularmente, o que também é ajudará e MUITO a aumentar o seu metabolismo, consequentemente queimar mais gordura, te manter mais animado/disposto/energético e aumentará a consciências das suas decisões quanto às escolhas saudáveis de vida.

(Os termos em negrito são para os preguiçosos de plantão que só passem os olhos no texto, rs)

Espero que tenha te ajudado e se gostou curta e compartilhe para ajudarmos sempre mais pessoas :)

 

Fonte: simeuemagreci


Compartilhe! Espalhe conteúdo!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *